Motivação

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada aqui no Brasil no ano de 2015. Com a intenção de promover eventos que divulguem debates sobre o tema suicídio e alertar a população sobre a importância de debater sobre isso. A cor amarela foi a escolhida para chamar a atenção para essa campanha.

Um breve resumo sobre a origem do Setembro Amarelo.

Em 1994, o americano Mike Emme, filho do casal Dale Emme e Darlene Emme, se suicidou com apenas 17 anos. Mike era conhecido por sua personalidade caridosa e por saber muito sobre mecânica. Sozinho, o garoto conseguiu restaurar um Mustang 68 e pintou o carro todo de amarelo.

Apesar de tudo, quem convivia com Mike não notaram sinais de angústia ou qualquer outra coisa que o levasse a cometer suicídio. Em seu funeral, amigos do jovem, colocaram uma cesta de cartões com fitas amarelas disponível a quem quisesse pegá-los. A mensagem colocada foi: Se você precisar, peça ajuda. Não demorou muito e, começaram a surgir diversos cartões com pedidos de ajuda que viam de todo o país.

Em 2003 a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. O amarelo foi a cor escolhida por ser a cor do Mustang de Mike.

Já contei aqui no blogue, sobre o Projeto Conduzir, o qual sou membro com muito orgulho. Vimos uma campanha super interessante que foi publicado em uma pagina no Facebook e resolvemos replicar em nossa cidade.

No dia 14 de setembro de 2019, fomos aos semáforos de Hortolândia-SP para entregar balões amarelos com um recado “Você é importante para alguém” e também, um cartão com informações sobre essa campanha.

Foi uma experiencia incrível fazer isso. Vi olhares profundos angustiados e sorrisos agradecendo. Ao entregarmos os balões e cartões, também pedíamos para que eles replicassem essa mensagem.

” Conselho ajuda, mas exemplo arrasta” – Gosto muito dessa frase.

Não é frescura!

Não julgue, ajude!

3 comentários em “Setembro Amarelo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s